quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Segurança na Internet

Boas pessoal!

Estamos de volta com mais um post, desta vez no âmbito da exploração da ferramenta digital Canva.




Até à próxima!

Beijinhos, JONESLOLA.

Webgrafia:
https://www.canva.com/pt_pt/

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Modelos de Compressão de Imagem

Olá pessoal!

Estamos de volta, desta vez para abordar o tema referente à conversão da Imagem.

Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos. Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em:

  • Programas bitmap (imagem) - baseado num mapa de bits;
  • Programas vetoriais (gráficos ou desenho) - baseado em fórmulas matemáticas.


A compressão é uma técnica com a capacidade de reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente.

Compressão sem perdas: quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;

Compressão com perdas: quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.

A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros, como por exemplo:

  • BMP (Bitmap)
  • GIF (Graphics Interchange Format)
  • JPEG (Joint Photographic Experts Groups)
  • PDF (Portable Document Format)
  • PNG (Portable Network Graphics)
  • TIFF (Tagged Image File Format)

BMP (Bitmap)

É um formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. 
É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão.

GIF (Graphics Interchange Format)

Formato com compressão sem perdas, não perdendo a qualidade quando é alterado o seu tamanho original. Ficheiros que ocupam um pequeno espaço no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de páginas para a Internet. 
Não suporta mais do que 256 cores (8 bits de cor) e é lido por muitos programas. O sucesso deste formato na Web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento. Uma imagem entrelaçada no formato GIF é visualizada no browser com uma resolução crescente à medida que vai sendo carregada.



JPEG (Joint Photographic Experts Group)

Formato muito popular para compressão de ficheiros, tem vários níveis de compressão com perdas, mas que implica a perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem. A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações redundantes e irrelevantes, ou seja na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu.
É um formato especial para trabalhar em páginas Web, apesar da perda de qualidade da imagem, pois são ficheiros que ocupam pequenos espaços e, às vezes, menores do que os do formato GIF. 




PDF (Portable Document Format) 

Formato criado com o programa Adobe Acrobat. Muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.



PNG (Portable Network Graphics)

Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação.





TIFF (Tagged Image File Format) 

Formato sem compressão muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização. É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem. É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato. Geralmente, os programas de desenho não utilizam este formato, no entanto, programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão.



Webgrafia:

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Modelos de Cor

Olá pessoal!

Estamos de volta e desta vez vamos falar sobre os diferentes modelos de cor.

Modelos de cor: fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor. Por outro lado, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor. Neste espaço cada cor representa uma cor diferente.

Existem vários modelos de cor e, no campo da imagem digital, estão adaptados a dispositivos de saída (ex: monitores, impressoras e televisores):

  • RGB, permite exibir imagens de cor em monitores.
  • CMYK, é utilizado na impressão.
  • HSV, é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.
  • YUV, é utilizado na transmissão de sinais de televisão.

Modelo RGB (Red, Green, Blue)

É um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). O modelo RGB permite exibir imagens de cor em monitores. Cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por um dos seguintes valores: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF. 

Como o modelo RGB é aditivo: a cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias (1,1,1); a cor preta corresponde à ausência das três cores primárias (0,0,0) e a escala de cinzentos é criada quando se adicionam quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linha que junta os vértices preto e branco.



Modelo CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black)

O modelo CMYK é utilizado na impressão. É um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (Black). É um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão: ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.
O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, empregando as cores do modelo CMY e a tinta  preta para realçar melhor os tons de preto e de cinza. O modelo CMYK utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem certas cores e refletem outras.





Modelo HSV (Hue, Saturation, Value)

O modelo HSV é definido pelas grandezas: tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value),  onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.
A tonalidade (Hue) é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (ex.: amarelo, laranja, verde, etc.). A tonalidade exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.
A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura). Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. A saturação é utilizada para descrever quão viva ou pura é a cor e em termos técnicos descreve a quantidade de cinzas numa cor. O valor 100% indica uma cor saturada ou pura e o valor 0% indica a inexistência de
cor ou a aproximação aos cinzentos.
O valor traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Esta grandeza indica a quantidade de preto associado à cor e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.




Modelo YUV

O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U= blue - Y e V= red - Y). Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo. 
Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância. Este modelo é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. O modelo YUV é também adequado para sinais de vídeo.



Esperamos que esta informação tenha sido útil!

Beijinhos, JONESLOLA.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Imagem

Olá a todos!

Estamos de volta com um novo post, uma vez que iniciámos a abordagem de mais um tema, a imagem.

Imagem: é uma figura, representação, semelhança ou aparência de algo. É a representação visual de um objeto através de técnicas da fotografia, da pintura, do desenho e do vídeo. As imagens digitais têm aplicações tanto nos campos comercial e industrial como nos campos científico, pedagógico, lúdico, etc. Podem ser impressas em revistas, jornais, textos e livros, gravadas em suportes físicos, editadas e manipuladas com a ajuda de programas informáticos e transmitidas pelas redes informáticas.


Cor: transmite informação sobre as condições de iluminação e da forma dos objetos visualizados, acentuando os seus contornos. Desempenha um papel essencial na perceção dos objetos através da presença da luz, confere realismo às imagens e às cenas visualizadas. Quanto maior for a fidelidade da reprodução da cor maior será o realismo e a naturalidade dos resultados observados. Para se obter uma reprodução fiel da cor, deverão ser utilizados modelos de cor corretos e precisos.
A cor de um objeto depende das características das fontes de luz que o iluminam, das características da reflexão da luz produzida pela sua superfície e das características sensoriais do sistema de visão humano, os olhos, ou de câmaras digitais.


"Uma imagem vale mais que mil palavras"


Esta imagem transmite uma mistura de sentimentos, de felicidade, orgulho e satisfação, perante a conquista do título de Campeões Europeus. Apesar da lesão sofrida por Ronaldo durante o jogo Éder marcou o golo da vitória.

Até breve!

Beijinhos, JONESLOLA.


Webgrafia:

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Nuvem de Palavras

Olá pessoal!

Estamos de volta com um novo post. Desta vez criámos uma nuvem de palavras!

Uma nuvem de palavras é uma imagem que destaca palavras e termos que ocorrem com mais frequência num texto ou num blog. São instrumentos muito didáticos que facilitam a memória visual.

Através do site https://wordart.com/ criámos a nossa nuvem! Experimentem também!



Até à próxima!

Beijinhos, JONESLOLA.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Impact - fonte tipográfica

Olá pessoal!


Desta vez vamos falar um pouco sobre a fonte "Impact".
"Impact" é um tipo de letra sem serifa realista desenvolvido em 1965 por Geoffrey Lee e lançado pela fundição Sheffield em Stephenson Blake. É conhecido por ter sido incluído nas fontes principais do pacote da Web e distribuído com o Microsoft Windows 98. Recentemente é amplamente utilizado em macro imagens e em memes da Internet.

As suas principais características são as suas linhas ultra-grossas convivendo convivendo com um espaçamento entre linhas muito comprido e um espaço interior mínimo. Este tipo de letra é intencionalmente destinado para causar impacto, como sugere o seu nome.

Resultado de imagem para impact tipo de letra


Esperamos que a informação que demos sobre este tipo de letra vos dê curiosidade de pesquisar mais sobre estes assuntos.

Até à próxima!

Beijinhos, JONESLOLA.

Mensagem de final de ano - Inês

Olá pessoal! Está a chegar ao fim mais um ano letivo, mas este foi muito diferente do que muitos esperávamos devido à situação do Covid...