Estamos de volta com um novo post, desta vez sobre um dos conceitos básicos de multimédia, o Texto.
Os padrões de codificação de caracteres retraram o relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, por exemplo, números e impulsos elétricos, com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. Os exemplos mais comuns são o código Morse e o ASCII.
Código ASCII:
O código ASCII é um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais matemáticos e sinais de pontuação) e 33 sinais de controle, utilizando apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos. Esta codificação é usada para representar textos em computadores e equipamentos de comunicação. Grande parte das codificações de caracteres modernas herdaram-na como base. Os sinais não imprimíveis, conhecidos como caracteres de controlo, são utilizados em dispositivos de comunicação e afetam o processamento do texto.
Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consciente, texto de qualquer sistema de escrita existente. O padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma unumeração de propriedades de caracteres como caixa de alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computados com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição e ordenação alfabética.
Através do site http://www.network-science.de/ascii/ criámos o nosso nome utilizando a fonte "larry3d". Experimentem vocês agora!
Até à próxima!
Beijinhos, JONESLOLA.
Sem comentários:
Enviar um comentário